sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Um projeto que só deu certo agora?! | Bressanin

Um projeto que só deu certo agora?! | Bressanin: "Boa tarde a todos!

Primeiramente agradeço as visitas.

Estou realmente surpreso com a quantidade de acessos diários. Uma pena não ter tempo todos os dia de postar itens interessantes que possam ser úteis a todos.

Hoje o post é sobre um dos planejamentos mais complexos, tirados de uma ideia absurda que tive.

Na época que trabalhei na indústria Jazam como assistente de marketing e designer de embalagens, em uma feira do setor em 2007, conversando com um dos representantes de venda da empresa, tive a informação que as crianças consumiam o produto DUCREM misturando os dois sabores e tirando no formato de 'bolinhas' os sabores misturados.

Neste momento tive um insight.
Lembrei-me da infância e das festas de aniversário que ia.
Lembrei-me também que era viciado nos brigadeiros e beijinhos e quando as luzes eram apagadas para cantar o famoso 'Parabéns pra vc...' colocava o máximo de docinhos nos meus bolsos para comer depois.

Tive a ideia de levar para as crianças esse sabor de infância, criar dois produtos:
Ducrem sabor Brigadeiro (creme sabor avelã com granulado sabor chocolate)
Ducrem sabor Beijinho (creme sabor leite condensado com granulado sabor coco)

Não foi fácil desenvolver a estratégia de mercado, buscar referências de criação e o mais importante, manter o sigilo sobre a informação, já que poderia não dar certo, já que dependiamos de uma série de fatores externos e principalmente internos para que esse projeto desse certo.

Todos os estudos foram realizados.
Todos os números foram apresentados e por fim a criação da embalagem realizada.

Foi solicitado pela diretoria que fosse desenvolvido dois itens (descartando a ideia do Ducrem Beijinho). Desenvolvi então o Ducrem Crispies e o Ducrem Brigadeiro. Os dois com a mesma sistemática de fabricação. Vejam os resultados.





Todos os elementos, incluindo, caldas, personagens e elementos complementares foram desenvolvidos por mim.

Por questões econômicas o produto escolhido para lançamento foi o Ducrem Crispies. Estava na empresa no momento de seu lançamento, e acompanhei todas as fases deste produto. Do lançamento ao seu insucesso. Insucesso porque o custo final do produto era muito elevado em relação aos mesmos itens da linha.

A praticamente 1 ano fora da empresa, ainda vejo em supermercados os trabalhos que deixei. Fico realmente feliz, já que acredito que o trabalho tenha sido satisfatório e bem feito em todas as suas etapas.

O primeiro exemplo de criação minha que não foi utilizado foi o produto Ducrem COPA 2010 que mostro agora para vocês:



O que eu não imaginava era que o projeto Brigadeiro fosse 'renascer'.

Em breve postarei mais itens sobre esse assunto e também sobre projetos que não foram aprovados, mas que pelo jeito podem ser utilizados.

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

0 comentários:

Postar um comentário